O que você precisa saber sobre o algoritmo do Instagram

Se você assim como nós vive uma relação de amor e ódio com o algoritmo do Instagram, precisa ler este artigo. Não dá para investir em marketing digital sem compreender o potencial da ferramente e claro, aprender a usá-lo a seu favor. 

O algoritmo do Instagram nada mais é do que um sistema inteligente de recolhimento de dados responsável por determinar a ordem dos posts que aparecem no feed de cada usuário. 

Você provavelmente já reparou que de alguma maneira o Instagram parece saber o que te interessa, e é isso mesmo que acontece. Através de complexas equações, a ferramenta mensura quais são as publicações mais interessantes para cada usuário, visando sempre melhorar a sua experiência. 

No que diz respeito a nós, empreendedores, nem sempre isso é assim tão benéfico, afinal, se você está começando agora, talvez tenha alguns desafios para ampliar o seu alcance, a não ser que aceite a progressividade desta tarefa. 

Entender como funciona o algoritmo do Instagram é o primeiro passo para não ser boicotado e, muito pelo contrário, fazê-lo trabalhar a seu favor. 

Como o algoritmo do Instagram funciona?

O algoritmo de Instagram trabalhar a partir de alguns critérios básicos e estabelece diferentes pesos para cada um deles. 

Está começando a ficar mais fácil, não é mesmo? 

Não existe nenhum segredo que milagrosamente poderia burlar esses padrões e levar o seu alcance de 100 para 1000 usuários em poucos dias. Contudo, existem alguns padrões de comportamento desta ferramenta que podem ser aprendidos e utilizados de forma estratégica. 

Vamos falar sobre os principais. 

Engajamento

Não poderíamos começar por outra. Você certamente já notou que quando um de seus posts recebe comentários logo após a publicação ele naturalmente tem seu alcance aumentado.

São duas as métricas de engajamento mais importantes para o algoritmo do Instagram que são visíveis para nós: curtidas e comentários. 

Meu amigo, é simples. Quanto mais curtidas e comentários, maior a chance do seu post aparecer na frente no feed.

Outros fatores de engajamento também merecem ser citados, como:

  • Compartilhamento
  • Tempo de visualização do vídeo 
  • Clique no botão ver mais 
  • Salvamentos na coleção 
  • Envios via direct
  • Marcações
  • Visitas ao feed
  • Número de visualizações (story)
  • Taxa de rejeição (story)

Os perfis que sua página acompanha

É simples, o Instagram analisa as páginas e as publicações que interessam a galera que você segue, em especial aquela com quem seu perfil mais interage, e julga que algumas delas podem ser relevantes para você. 

Por outra perspectiva, podemos dizer que ele mostra o conteúdo do seu perfil para amigos de usuários mais engajados com ele. 

Desta forma, mesmo sem ter interações diretas com uma determinada pessoa, seus posts surgem bem colocados na aba “explorar” devido ao engajamento de seus amigos mais próximos. 

Interesse

Se você já impulsionou algum post ou tem experiencia com o Facebook Business sabe bem do que falamos quando nos referimos a interesses. 

Suponhamos que você venda um aplicativo de gestão empresarial. O algoritmo do Instagram irá mostrar suas publicações para pessoas que tenham maior interesse em gestão de empresas, empreendedorismo, etc. 

Como isso será mensurado?

Simples, avaliando a que tipo de páginas seguem os usuários, quais posts curtem, com que tipo de story interagem, quais hashtags usam e seguem, dentre outros critérios. O objetivo principal é atingir pessoas que não te seguem através da aba “explorar”, tornando desconhecidos, fãs.

Frequência

Você já deve ter se perguntado qual a frequência ideal de publicações. Mesmo que indiretamente, fica fácil notar que essa frequência é relevante para o algoritmo. 

O que temos a dizer em relação a isso é que postar pouco irá limitar o seu crescimento, mas postar demais irá fazer com que seus posts concorram entre si, ou seja, também não adianta. 

O segredo é encontrar a medida certa. Como? 

Ficando de olho nos dados coletados pelo próprio algoritmo do Instagram! 

Cronologia

Este talvez seja o aspecto de menor aplicabilidade prática, mas você precisa conhecê-lo e logo entenderá o porquê. 

O feed de notícias do Insta não é mais cronológico faz tempo. Contudo, publicações mais antigas continuam perdendo força em detrimento de posts recentes e, por isso, tendo sua frequência de visualizações reduzida com o tempo. 

Se você quer continuar sendo visto, deverá postar regularmente, ou jamais conquistará destaque na rede social. 

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?

O que antes parecia uma barreira para o seu crescimento, está prestes a se tornar uma ferramenta que potencializa seus resultados. Agora que já sabe como funciona o algoritmo do Instagram, compartilharemos algumas dicas práticas para torná-lo seu aliado. 

Produza conteúdos relevantes

Mesmo que você faça tudo certo, seus esforços serão inúteis se o seu conteúdo não oferecer valor ao usuário. Qualidade conta tanto, e até mais que quantidade no que se trata de redes sociais como o Instagram. 

Não saia criando posts aleatórios. Pense estrategicamente, se planeje e, principalmente, estude e conheça o seu público-alvo. 

Descubra qual o melhor horário para postar

Analisar os melhores dias e horários para publicações é mais fácil do que parece, o próprio algoritmo do Instagram gera métricas nesse sentido. 

Já parou para olhar quais são os horários que seus seguidores ficam online?

Este é o momento. Quanto mais gente online, maior sua chance de conquistar comentários e curtidas e assim aumentar cada vez o engajamento de suas publicações.

Foco na qualidade das imagens e dos vídeos

O conteúdo é importante, mas ele só irá ser lido se a porção áudio-visual do post conquistar. 

Seja criterioso com a qualidade das imagens e vídeos utilizados. Use resoluções mais altas e fique bastante atento ao áudio dos vídeos, nenhum usuário vai querer ter que se esforçar para entender o que você está falando. 

Faça stories com frequência

Se possível, nunca deixe seu Instagram sem stories. Poste com regularidade. Essa é uma das chaves para conquistar interação. 

Embora recomendemos que poste sempre, é contraindicado mais de 8 ou 10 storys por dia, o excesso fará com que o usuários silencie seu perfil. 

Compartilhe conteúdo de outros perfis

Isso não só te ajudará a manter seu story recheado de conteúdo de valor, tem mais. Estimular o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) aumenta o alcance orgânico da sua marca. 

Sensacional, não é mesmo?

Lembre-se sempre de marcar o dono da publicação e de solicitar menções quando algo produzido por você for compartilhado. 

Responda comentários e mensagens inbox rapidamente

Vamos te dar dois ótimos motivos para colocar essa dica em prática: 

  1. Responder rápido é o segredo para manter o usuário engajado.
  2. É importante ter um bom tempo de resposta e o Instagram sabe bem como avaliar isso. 

Use hashtags e Geolocalização

As hashtags e a geolocalização são estratégias utilizadas pelo algoritmo do Instagram para avaliar quais posts são interessantes para quais usuários. Mais do que isso, são o jeito mais simples de aumentar o seu engajamento. 

Saiba usar a sua bio

Defina bem a sua empresa para que o Instagram entenda do que se trata o seu negócio, e para que o usuário não tenha dúvida sobre se a sua página o interessa ou não. 

Temos 5 dicas básicas que te ajudarão nisso: 

  • Inclua uma autodescrição
  • Dê o máximo possível de informações de contato
  • Use palavras-chaves que descrevam seu negócio com precisão
  • Sempre deixe um Call to Action 
  • Adicione um link para o seu site 

Coloque essas dicas em prática por pelo menos 30 dias. Você certamente verá a diferença.

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