WhatsApp Business ou Telegram Premium? Saiba qual usar

Na hora de criar uma conta para o seu número comercial, a dúvida entre usar WhatsApp Business ou Telegram Premium é recorrente. Afinal, se você tem uma empresa em ascensão, investir em métodos aprimorados de atendimento ao cliente é um passo essencial para o sucesso no meio digital. Hoje em dia, essas duas plataformas abrem portas obrigatórias para a fidelização da sua marca, trazendo-lhe uma comunicação eficaz, rápida, profissional e com credibilidade.

Neste artigo, veja as principais diferenças entre cada uma – e descubra se o WhatsApp Business ou Telegram Premium são a escolha ideal para o seu negócio.

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WhatsApp Business ou Telegram Premium?

O WhatsApp tem quase 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Já o Telegram, aplicativo concorrente que conta, atingiu no ano passado o marco de 400 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Comparar a popularidade das duas plataformas é inevitável, ainda mais levando em conta que o SMS casual caiu em desuso no Brasil assim que os smartphones entraram no mercado com aplicativos gratuitos de mensagem. Hoje, é comum usarmos o WhatsApp ou o Telegram para nossas atividades diárias, mas o modo de abordagem muda um pouco quando o número em questão é de uma empresa.

Afinal, se você vai começar a vender produtos ou serviços online, qual deles você deve usar – WhatsApp Business ou Telegram Premium?

Primeiramente, é importante frisar que ambos são, em tese, intercambiáveis, oferecendo as mesmas funções básicas que podem favorecer a organização interna (e externa) de qualquer empresa. No entanto, as características exclusivas de cada um abrangem atributos de diferentes valores, que podem ser usados de acordo com as preferências e objetivos do gestor.

Esses diferentes valores se traduzem monetariamente, também. Enquanto o WhatsApp Business é uma extensão gratuita do aplicativo normal, ele também possui uma versão paga opcional, com preços que vão até R$24,90 por mês, oferecendo funcionalidades extras para atender às necessidades de grandes corporações.

O Telegram Premium, por outro lado, já é uma plataforma paga por si só – com preços em torno de R$13,00 para sistemas mobile – que oferece ferramentas avançadas para impulsionar sua conta e aprimorar as vendas.

Se você é um pequeno empresário que é usuário do Telegram comum para fins profissionais, a versão Premium pode ser uma boa opção. Ainda assim, o mesmo acontece ao contrário: se você trabalha bastante com o WhatsApp e quer obter atendentes simultâneos, o Business é mais indicado que o Telegram. Além disso, a sua versão paga pode ser interessante quando a gratuita já não é suficiente.

Leia o nosso guia completo sobre o WhatsApp Business aqui.

Comparação de funcionalidades

Abaixo, separamos as principais categorias a considerar na hora de escolher o seu canal de comunicação ideal. Veja só:

Personalização

Ambos os aplicativos oferecem um grau de personalização visual e organizacional notável, mas as atualizações do Telegram são mais frequentes e carregam mais conteúdo. Sabe as figurinhas e os famosos gifs, por exemplo? Então, o aplicativo integrou essas funcionalidades bem antes do WhatsApp.

Interface do Telegram Premium

O Telegram Premium permite que você mude toda a interface das conversas – incluindo foto de perfil em movimento e alteração de cor e fonte do texto – enquanto no WhatsApp, com seu design minimalista e corporativo, é possível apenas mudar o plano de fundo de cada contato e separá-los em categorias. Com isso dito, os dois aplicativos oferecem a opção de mensagens automatizadas, etiquetas, respostas rápidas por atalhos e grupos de conversas.

Vencedor: Telegram Premium

Grupos e comunidades

Nos grupos do WhatsApp só cabem 256 pessoas, enquanto esse número sobe para 200 mil quando falamos do Telegram. Nesse aspecto, a única vantagem que se sobressai para o aplicativo da Meta é a possibilidade de criar comunidades de grupos com até 5 mil pessoas – um fato que, infelizmente, vive na sombra dos canais de transmissão do seu rival.

Contudo, quando falamos de grupos dentro da própria empresa – ou seja, de funcionários – é importante ressaltar que o WhatsApp Business acata 4 dispositivos simultâneos em uma mesma conta comercial, indo até 10 em sua versão paga. Os assinantes do Telegram podem adicionar até quatro contas em um mesmo dispositivo, o que infelizmente não é tão útil para separar setores e departamentos dentro da empresa. 

Vencedor: Empate

Canais de transmissão

Quando o assunto é o envio de mensagens em massa, o Telegram possui canais de transmissão mais ricos do que o WhatsApp. Nele, os usuários também podem se inscrever nos canais de seu interesse – que, por sua vez, possuem um número ilimitado de usuários e podem ser acessados por link ou convite.

Quem entrou após o canal ser criado tem acesso a tudo que foi postado anteriormente, então pode se inteirar de tudo que já foi compartilhado. No WhatsApp, o limite para listas de transmissão também é de 256 contatos.

Vencedor: Telegram Premium

Segurança e privacidade

Duas palavras: mensagens criptografadas. No entanto, na disputa entre WhatsApp Business ou Telegram Premium, o primeiro se destaca mais pela sua tecnologia de criptografia universal de ponta a ponta, o que significa que apenas o remetente e o receptor têm acesso ao conteúdo compartilhado.

Já no Telegram, a história é um pouco parecida, mas ela não é tão abrangente. Sua criptografia segue os parâmetros dos servidores de Internet e funciona apenas em conversas privadas (sendo uma ferramenta opcional), então as mensagens não possuem o mesmo nível de proteção.

Vencedor: WhatsApp Business

Multimídia

Este é, talvez, o ponto mais importante da comparação. O envio de arquivos em diferentes formatos (mp4, mp3, zip, png, etc) é suportado por ambas as plataformas, com documentos, vídeos, áudios e fotos podendo fazer parte da comunicação entre empresa e cliente diariamente.

Ainda assim, o Telegram se sobressai na capacidade de armazenamento e envio, aguentando mídias de até 2GB. O WhatsApp tem um limite de 2GB para documentos e 16MB para vídeos – mas o aplicativo também dá abertura para colocar fotos em catálogos e fazer chamadas de vídeo, o que não existe no Telegram.

No fim do dia, a integração com outras plataformas e redes sociais também dita a relevância do aplicativo ao longo do tempo. Nesse quesito, o Telegram não chega nem perto da gigante Meta – que também é dona do Facebook e Instagram, aos quais um número comercial do WhatsApp Business pode estar atrelado para facilitar ainda mais a interação e fidelização da sua marca.

Vencedor: WhatsApp Business

Análise de dados

No Telegram, em grupos com mais de 500 integrantes, é possível ter acesso à ferramenta de Insights – com a qual você pode entender melhor o tipo de conteúdo pelo qual seus seguidores/clientes têm interesse, os dias e horários com mais engajamento, o crescimento diário de contas e vários outros dados que podem ser relevantes para o gerenciamento do seu negócio.

Os relatórios de dados, contudo, são outro ponto forte do WhatsApp Business. Com simples cliques na interface de usuário, o proprietário do estabelecimento pode saber o desempenho e o resultado final de todas as conversas em um determinado período, checando quantas foram enviadas, lidas e entregues. Ao juntar isso com campanhas de tráfego pago, identificar estratégias de marketing que abracem o seu público-alvo e persona será a coisa mais fácil do mundo – uma vez que você terá acesso ao controle de métricas e estatísticas que separa o que dá certo do que não dá.

Vencedor: WhatsApp Business

WhatsApp Business ou Telegram Premium? A Laços recomenda o WhatsApp!

Apesar do Telegram Premium possuir inúmeros benefícios que podem impulsionar a sua comunicação comercial, o aplicativo da Meta continua sendo a opção ideal para atingir o maior número possível de clientes. Afinal, há um motivo pelo qual é usado por 93,4% dos brasileiros, segundo uma pesquisa da We Are Social em 2023.

A informação e a estratégia você encontra aqui, de graça, no nosso blog. Mas com a Agência Laços, você pode manter o seu público sempre por perto e engajado em suas atividades, descobrindo exatamente o que falta para o seu plano de sucesso.

Aqui, nós sabemos que estratégias de WhatsApp Marketing são a melhor forma de manter um bom relacionamento com os clientes da sua empresa e tornar-se inesquecível no mundo digital. Com elas, você espalha sua influência de maneira simples e profissional por meio de uma plataforma que é familiar para todos.

Se você possuir qualquer dúvida ou dificuldade ao implementar esse sistema em seu negócio, não se preocupe – entre em contato ainda hoje para falar com um especialista que entende do assunto. Nós iremos ajudá-lo a usar esse recurso a seu favor e tornar essa ferramenta a mais lucrativa possível!

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