Público-alvo e persona: tudo o que você precisa saber

Existe uma palavra que explica o que é o principal objetivo de uma estratégia ou marketing bem feito: direcionamento. É essa palavra mágica que faz com que os clientes certos cheguem até o seu negócio ou serviço. Para isso, o ideal é saber o máximo possível sobre público -alvo e persona, e assim aplicar esses conceitos no seu planejamento estratégico.

Contudo, há muitas informações confusas sobre o assunto, que nos fazem questionar o que é cada um dos conceitos e se realmente existe uma diferença entre eles.

Quer saber um pouco mais sobre público-alvo e persona, seus conceitos, diferenças e como aplicar no seu negócio? Está no lugar certo! Vamos lá?

O que é público-alvo?

Público-alvo é uma informação extremamente importante para o direcionamento do marketing da sua empresa, compila a situação social, demográfica e econômica de quem vai consumir o serviço ou o seu produto. 

É, de certa forma, um dos primeiros passos da campanha de marketing e é importante dominar esse conceito para trabalhar bem tanto o tráfego orgânico como o pago

Na maioria das vezes, você encontra alguns dados bem precisos sobre os consumidores na definição do público, como: formação, gênero, hábitos de compra, idade, estado civil, profissão, região do país onde mora, etc. Essas são as informações básicas, há quem trabalhe com mais detalhamento ainda.

Um exemplo de público-alvo na prática:

Produto final: Produtos para cabelo

Público-alvo: Mulheres, 25 a 35 anos, formação no ensino superior, renda mensal entre R$3.000 a R$5.000, compras frequentes de produtos para cabelo.

Visualizando fica muito mais fácil entender!

Quais são os benefícios do público e quando usá-lo?

Depois de saber um pouco mais sobre o conceito, é importante saber quais são os benefícios do público-alvo e também quando usá-lo, não é mesmo?

Pois bem, um dos benefícios que mais se destacam é a precisão que eles conferem aos anúncios (tráfego pago) e em campanhas de tráfego orgânico. Isso se deve ao fato de que os dados nos ajudam a chegar em quem realmente se interessa pelo nosso produto ou serviço, logo, otimizamos o tempo e os recursos financeiros.

Outro benefício interessante é a facilidade que traz na hora de precificar o seu produto ou serviço, definindo em quais canais as suas campanhas terão uma melhor performance.

O uso do público-alvo se dá, principalmente, nas fases iniciais das campanhas e criação de marcas e produtos. Isso acontece por ser uma ferramenta de início que exige menos pesquisas para colocar em prática, e traz uma visão geral do tipo de cliente que queremos alcançar e que tem interesse no que é entregue pela empresa.

O que é persona?

A persona ou buyer persona (pessoa compradora, na tradução literal do inglês) é um perfil fictício de consumidor que simula o cliente ideal da empresa. Aqui, os dados usados são reais e colhidos depois de muita pesquisa, diferente do público-alvo. 

O objetivo da persona é que a empresa veja de forma mais clara quem são os seus clientes e suas necessidades, e assim, produza estratégias mais assertivas. Logo, a persona é um conjunto de dados mais detalhados, com mais empatia e precisão.

Na definição da persona, é comum encontrar alguns elementos, como exemplo: um nome fictício, que ajude a promover a empatia da equipe; profissão, estilo de vida, hábitos de compra, um resumo da rotina e do cotidiano da persona, hobbies, valores, dúvidas, ambições, desejos, dores que seriam solucionadas com o seu produto ou serviço.

Para ficar mais fácil de entender a construção de uma persona, na prática, fica assim:

Rejane, uma mulher de 35 anos, é advogada e atua na mesma área como servidora pública. Ganhando entre R$3.000 e R$6.500 por mês, gostaria de saber como fazer uma renda extra, mas sem precisar abrir um CNPJ, o que não é permitido ao atuar como concursado. Nas horas vagas, gosta de assistir a streamings e ler, e suas maiores paixões de compra são livros e perfumes. Segue diversas empreendedoras nas redes sociais. Mora na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em um bairro bem localizado.

Como podemos ver que o conceito de persona e os dados fornecidos são muito mais completos!

Quais são os benefícios da persona e quando usá-la no meu negócio?

Desenvolver a persona do seu negócio ajuda não só a direcionar os clientes certos (ou você até eles!), mas também a montar estratégias e campanhas mais assertivas, assegurando um ROI que cresce cada dia mais e a construção de um negócio mais sustentável a cada ano.

Além dessas vantagens, é interessante saber também que a persona ajuda na correção de pequenas falhas na comunicação da sua marca, empresa ou serviço com o cliente. 

Se você percebe que a persona X está com um comportamento de compra diferente sempre que alguma campanha Y é lançada, poderá refinar as próximas estratégias para manter a sua retenção de leads.

A persona pode ser usada em qualquer momento, até mesmo como um material de consulta ao criar conteúdo. Ela é essencial nas campanhas de marketing, planejamento estratégico e planejamento de conteúdo!

Qual é a diferença entre o público alvo e a persona?

Depois de conhecer um pouco mais sobre o conceito de público-alvo e persona, você deve estar se perguntando: “Mas, afinal, existe alguma diferença entre público-alvo e persona?”.

Para a surpresa de muitas pessoas, a resposta é: Sim! 

Enquanto a persona traz muito mais detalhes para as suas estratégias de marketing e  campanhas, o público-alvo traz uma visão geral do seu cliente. A persona faz um storytelling sobre o cliente, ou seja, narra as dores que o seu produto poderá sanar. Já o público-alvo é uma bússola mais prática para ações rápidas.

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