O WhatsApp Business serve para quê?

Se você tem uma pequena ou média empresa, provavelmente usa o WhatsApp como seu principal meio de comunicação. Seja no atendimento ao cliente ou na própria gestão interna da equipe, o fato é que o aplicativo de mensagens da Meta é utilizado por 93,4% dos brasileiros, segundo uma pesquisa da We Are Social em 2023. Esse dado faz jus à influência gigantesca da rede social mais popular do país, que se tornou parte das relações comerciais em quase todos os ramos de atividade. Com essa tendência crescente e lucrativa em mente, a gigante americana de tecnologia lançou, em janeiro de 2018, uma versão do aplicativo voltada para esse mesmo propósito – mas o WhatsApp Business serve para quê, exatamente?

Se você nunca usou a versão corporativa do WhatsApp, agora é a hora de tomar as rédeas do futuro da sua empresa e fidelizar ainda mais clientes. Neste artigo, exploraremos os principais motivos pelos quais você, como empresário, deveria entrar na onda dessa poderosa ferramenta de marketing, oferecendo-lhe também dicas de como usá-lo corretamente no dia a dia.

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WhatsApp Business serve para quê?

Afinal, o que faz dele um instrumento essencial na relação entre empresa e cliente? Bom, além do fato da maioria absoluta da população mundial usá-lo diariamente, o aplicativo serve como porta de entrada acessível para os seus serviços e produtos, espalhando o nome da sua marca de forma orgânica e, sobretudo, profissional.

“Mas por que profissional?”, você deve se perguntar; uma rede social de mensagens instantâneas não deveria ser vista como algo informal?

É justamente esse pensamento que o WhatsApp Business busca contornar. Como mencionamos, essa versão é voltada para fins empresariais, o que significa que a primeira impressão que o cliente terá da sua empresa é a melhor de todas, levando em conta todos os fatores que fazem alguém comprar ou consumir algo. Ao transformar um número de telefone normal em uma conta comercial do WhatsApp, a imagem passada aos seus contatos vai carregar credibilidade, confiança e oficialidade.

Abaixo, separamos os principais destaques do WhatsApp Business, explicando as funcionalidades especiais que o diferenciam da versão normal do aplicativo. Veja só:

Localização física e virtual do negócio

Além da foto de perfil tradicional – você já deve saber o impacto de uma boa identidade visual – é possível adicionar a uma conta comercial informações extremamente relevantes, como endereço completo, horário de funcionamento, segmento de atividade, link para website oficial e até e-mail para contato. O simples fato do cliente achar tudo em um só lugar, sem precisar sair procurando dados extras na Internet, já destaca a consideração e cuidado da sua empresa em um mercado muito competitivo.

Catálogo de produtos

Você já deve ter visto isso antes – ao falar com algum número corporativo, às vezes é possível ver fotos do local, bem como dos produtos e serviços oferecidos. Com o WhatsApp Business, você pode cadastrar itens individuais, colocando preços, descrições e links para guiar o consumidor, como se fosse um carrinho de compras. Isso facilita as vendas e economiza o tempo de perguntas redundantes sobre alguma oferta.

Mensagens automatizadas

Também conhecidas como chatbot, as mensagens de ausência e mensagens de saudação são exemplos clássicos de recursos anti-vácuos. Ninguém gosta de ficar na mão ou ser ignorado, mas infelizmente os atendentes também ficam ocupados e não conseguem atender a todas as demandas de uma só vez. Para abafar o problema da fila de espera, a plataforma permite que você crie mensagens personalizadas que são entregues dentro ou fora do expediente, atualizando o cliente do seu status em qualquer horário do dia.

Respostas rápidas por atalho

De forma similar às mensagens automáticas, a função de habilitar respostas rápidas por atalho também está presente aqui. Sabe quando o cliente novo sempre faz a mesma pergunta do cliente anterior? Pois é – ao digitar “/”, você pode selecionar um atalho de uma mensagem pré-definida por você, com qualquer conteúdo que você desejar. O texto completo do que você quer falar aparecerá na tela de forma instantânea, então basta mandá-lo para fazer tudo fluir sem desperdício de tempo.

Etiquetas para organizar conversas

Os usuários desta plataforma podem segregar as conversas com etiquetas coloridas, categorizando aquelas que são urgentes, preferenciais, novas, velhas, e por aí vai. Essa triagem permite uma melhor organização das demandas ao passo que são criadas, evitando assim a perda de conversas importantes no mar de informações.

Estatísticas de mensagens

Os relatórios de dados são outro ponto forte do WhatsApp Business. Com simples cliques na interface de usuário, o proprietário do estabelecimento pode saber o desempenho e o resultado final de todas as conversas em um determinado período, checando quantas foram enviadas, lidas e entregues. Ao juntar isso com campanhas de tráfego pago, identificar estratégias de marketing que abracem o seu público-alvo e persona será a coisa mais fácil do mundo – uma vez que você terá acesso ao controle de métricas e estatísticas que separa o que dá certo do que não dá.

Botão de contato em anúncios

E falando em tráfego pago, os anúncios são partes primordiais na publicidade de qualquer marca – especialmente para negócios de grande porte, que podem aproveitar a integração das plataformas do Meta para alcançar públicos maiores no Facebook e Instagram. Nessas redes sociais, uma propaganda pode ser divulgada com um botão que leva direto para o canal de comunicação da empresa, poupando ainda mais tempo de ambas as partes.

Então, o WhatsApp Business serve para quê?

Como você pode ver, o WhatsApp Business serve para diversas funções essenciais para a infraestrutura de uma corporação, particularmente aquela que ainda está em crescimento. Ao investir nessa forma de comunicação tão acessível ao público, é possível se organizar melhor como empresa e estabelecer metas de atendimento no seu padrão de qualidade.

Contudo, não podemos deixar de citar alguns detalhes não tão favoráveis do WhatsApp Business – coisas das quais, como empresário, você deve ter ciência ao longo do tempo, de modo a oferecer a melhor experiência aos seus contatos.

Um exemplo bem claro é o alcance da interconectividade do sistema. A plataforma da Meta só permite cinco usuários conectados ao mesmo tempo, o que significa que apenas cinco atendentes (um pelo celular, quatro pelo desktop) poderão estar em atendimento simultaneamente. Além disso, o limite de contatos em listas de transmissão é de 256 pessoas – então ao passo que o seu negócio consegue mais clientes, será necessário investir em outras formas de se comunicar com a massa do seu público-alvo.

No fim do dia, a nossa dica mais valiosa é nunca depender completamente do WhatsApp Business para realizar suas operações. Afinal, se o seu negócio começar a crescer muito, haverá outras oportunidades para trazer lucro e fidelidade à sua mesa, os quais envolvem métodos de marketing em outras redes sociais – como Google Ads, Facebook Ads e Instagram.

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Se você possuir qualquer dúvida ou dificuldade ao implementar esse sistema em seu negócio, não se preocupe – entre em contato ainda hoje para falar com um especialista que entende do assunto. Nós iremos ajudá-lo a usar esse recurso a seu favor e tornar essa ferramenta a mais lucrativa possível!

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