Criar conteúdo para Instagram: Dicas práticas

Os nossos negócios, hoje em dia, dependem de inúmeros fatores para prosperar e terem visibilidade, não é mesmo? Contudo, saber as ferramentas para tornar esse caminho mais fácil é a melhor pedida. Dessa forma, nos poupamos de maiores trabalhos. Uma dessas maneiras é criar conteúdo para Instagram da forma certa, e assim, atrair clientes qualificados para a sua empresa.

Contudo, apesar de existirem muitos conteúdos com essa temática na internet, não é fácil distinguir o que realmente vale a pena e o que não importa tanto na hora de criar conteúdo. Quer saber mais sobre como criar conteúdo para Instagram? Vem com a gente!

O que eu preciso ter em mãos para criar conteúdo de qualidade para o Instagram?

Criar conteúdo no Instagram é uma parte importante da sua estratégia de crescimento, pois a plataforma é, sem sombra de dúvidas, a rede social de maior crescimento dos últimos anos. Contudo, para que o conteúdo seja bem aproveitado e realmente ajude seu negócio a crescer, é preciso alinhar alguns pontos importantes com a criação.

Algum desses pontos são, por exemplo:

Objetivo

Sabe aquela famosa frase de “para quem não quer chegar, qualquer lugar serve?”. Ela é muito real não só em nossa vida, mas também nos negócios. Criar conteúdo sem saber com qual objetivo está o criando é, na verdade, desperdício de tempo. 

Conteúdos sem objetivo não saciam as perguntas dos leitores e também não chegam a quem realmente precisa deles. Os objetivos não precisam ser rebuscados ou difíceis de planejar. Podem ser, por exemplo: trabalhar o branding da sua empresa, melhorar o relacionamento com os seus clientes, etc.

Na grande maioria das vezes, se você reparar, o conteúdo não tem como objetivo final vender, e sim criar esse relacionamento mais próximo com o cliente. E no fim das contas, o que irá vender será toda essa estratégia, feita de forma holística.

Persona


Esse é, de longe, um dos dados que mais influência na criação do conteúdo. A nomenclatura também é conhecida como brand persona ou buyer persona, e no marketing você pode construir essa persona da forma como mais se aproxima da realidade da sua marca, e assim, construir o seu cliente ideal. Contudo, para encontrar a sua persona, é preciso entender qual é o seu público ideal, e isso é feito com tempo e com pesquisa em cima dos dados dos seus clientes atuais.

Leia mais sobre persona!

Estratégia

Depois de saber com que objetivo você está criando o conteúdo e para qual persona está falando, é hora de criar a estratégia que envolve o seu conteúdo. Por exemplo: uma semana completa de post blog temáticos sobre Instagram (estratégia), falando para influenciadores (persona) para chamá-los a conhecer o seu curso de redes sociais (objetivo). 

Dessa forma, fica mais fácil de entender a atuação de cada um dos itens, não é mesmo? É na estratégica, também, que você monta o seu calendário editorial, e dessa forma, faz os posts direcionados ao seu público.

Como criar conteúdo para o Instagram?

Apesar de parecer complicado, criar conteúdo para o Instagram vai perdendo o mistério, ao passo que você aumenta a sua produção de posts, estudos, etc. Veja agora algumas dicas práticas para criar conteúdo para Instagram. 

Invista em lives (sozinho ou com colaboração)

As lives, assim como os reels e vídeos, são muito valorizadas no Instagram, pois tem um engajamento melhor e uma maior entregabilidade por parte da plataforma. Por isso, investir nesse formato é de extrema importância para o crescimento do seu negócio. 

Você pode fazer lives solo, explicando sobre o seu produto, apresentando-o, ou até mesmo algo mais intimista, contando da sua vida. Mas caso prefira ou queira fazer um quadro no seu perfil, faça lives colaborativas ou entrevistando outras pessoas da sua área com influência. Com certeza essa ideia vai dar match!

Utilize os stories

Quem não vê o feed e não passa muito tempo na rede, mas mesmo assim gosta, prefere algo prático e rápido. Logo, os stories são ideais para te conectar de forma mais íntima com os clientes. 

Contudo, em algumas pesquisas foi constatado que mais da metade das pessoas ouvem os stories sem áudio, logo, invista em legendá-los. Pode ser cansativo no início, mas compensa. E há aplicativos que podem te ajudar com esse quesito, como o CapCut, disponível para Apple Store e Play Store.

Faça uso da caixinha de perguntas

Assim como estávamos falando nos tópicos anteriores, fazer com que o seu seguidor se sinta próximo de você é uma das maneiras mais efetivas de ser magnético e que ele queira estar sempre a par do seu conteúdo. 

Outra forma muito interessante de fazer isso é com a caixinha de perguntas, muito usada por grandes players do mercado. Elas te ajudam além de se aproximar do público, a criar um histórico de respostas para perguntas que podem ser comuns a outros usuários.

Não se esqueça do feed

Apesar dos stories serem o carro chefe do Instagram atualmente, não se esqueça do feed, ok? Essa parte do seu perfil é de extrema importância, pois com um post bem feito, você pode aparecer no “explorar” de outra pessoa e ser descoberto. Além desse tipo de post compor a vitrine do seu negócio no Instagram. 

Use o recurso de post colaborativo

O Instagram lançou, recentemente, a função de post colaborativo. Dessa forma, você faz o post em colaboração com outra pessoa e os seguidores desse outro perfil passam a conhecer o seu e vice-versa. É o máximo! Super recomendamos.

Quer entender mais sobre o assunto?

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A informação e a estratégia você encontra aqui, de graça, no nosso blog. Mas com a gente, você vê tudo o que estava faltando para o seu negócio decolar.

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