Quais são as principais métricas do Facebook Ads?

Sempre que iniciamos uma campanha no Facebook Ads temos objetivos definidos. Dessa forma, podemos melhorar a conversão de clientes, as vendas e também as demais áreas do nosso negócio. Contudo, sem saber quais são as principais métricas Facebook Ads, é mais difícil entender, de fato, quais foram os resultados do nosso investimento.

É extremamente importante, além de saber como montar uma campanha de tráfego pago, saber ler os dados que a plataforma disponibiliza com o passar dos dias em que os anúncios estão rodando. Dessa forma, fica mais fácil fazer os ajustes necessários para refinar o processo, e também, verificar o que deu certo e deixar que continue.

Quer saber mais sobre as principais métricas do Facebook Ads e o que elas representam dentro de uma campanha de marketing? Vem com a gente!

Quais são as principais métricas do Facebook Ads?

São várias as métricas que a plataforma de anúncios do Facebook nos fornece por meio de relatórios, gráficos e até mesmo na tela de configuração dos anúncios. Contudo, algumas são mais importantes e expressivas para os seus resultados, impactando diretamente o crescimento do seu negócio. 

Logo, é de extrema importância saber um pouco mais sobre essas métricas, quais são as mais relevantes e porque são tão importantes para um bom resultado nas campanhas de marketing. Vamos juntos entender um pouco sobre elas e sua aplicação no Facebook Ads?

Conheça as 5 principais métricas do Facebook Ads

Frequência

 A métrica da frequência está relacionada com a quantidade de vezes que um determinado anúncio apareceu na linha do tempo para o usuário. Analisar essa métrica é ideal para refinar as campanhas em andamento ou melhorar as campanhas de remarketing da sua empresa. É, também, muito útil para empresas que trabalham com um público muito nichado. Dessa forma, você se certifica de que está realmente aparecendo para o público correto, não é mesmo? 

Com o monitoramento correto, a métrica de frequência ajuda, também, a evitar que o anúncio apareça muitas vezes para a mesma pessoa. Ao irritar um usuário, o seu índice de relevância pode diminuir, logo, as suas campanhas são prejudicadas.

Relevância

A relevância, por sua vez, é a métrica que mede a qualidade do seu anúncio. A reação do usuário influencia diretamente nesses dados. Logo, se o seu anúncio aparece demais para alguém, o que a leva a clicar nas opções de não ver mais o anúncio, a sua relevância cai drasticamente.

O grau de relevância de um anúncio é medido de nota 1 a 10, de acordo com os feedbacks negativos ou positivos fornecidos pelos usuários. Esses feedbacks não precisam ser direto, podem ser também ações como instalações de um aplicativo, cadastro, visualização de um vídeo inteiro, etc. 

O feedback negativo, contudo, pode ser o que citamos no início do tópico, quando o usuário clica em “não quero ver isso”, dizendo ao Facebook que esse anúncio não é relevante ou o incomoda.

CPR (Custo por Resultado)

Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das principais métricas do Facebook Ads. É ela quem mostra o quanto você está pagando e investindo em cada conversão. Logo, ela permite saber quanto cada um dos seus resultados custa. 

Sendo assim, é possível otimizar as próximas campanhas, junto com os demais dados fornecidos, em busca de maneiras de utilizar melhor o seu dinheiro e diminuir o custo. Os resultados que ajudam a calcular esse custo são cliques, curtidas, conversões personalizadas, clique no carrinho de compras, visualizações de página, etc.

CPC (Custo por Clique)

Assim como o custo por resultado, o custo por clique é muito importante para a otimização das suas campanhas. Diferente da métrica citada acima, o CPC mede o custo ou investimento por cada clique recebido no seu anúncio, pois o clique é a primeira ação para uma interação maior, posteriormente, com o seu negócio. 

Para você calcular o custo por clique, basta dividir o custo total da sua campanha (dado fornecido pelo próprio Facebook Ads) pelo número de cliques. Quanto menor for esse custo, melhor para o seu financeiro. Dessa forma, ao analisar os dados fornecidos, poderá otimizar os custos para as próximas campanhas.

CTR (Taxa de Cliques)

Esta é outra métrica muito importante, que está diretamente relacionada com o CPC, o custo por clique. O CTR é a métrica que indica a atratividade das suas campanhas e também o nível de atividade e interação dos usuários com os anúncios. Essa métrica fornece o percentual de pessoas que clicam e interagem com o seu site ou anúncio depois de vê-lo.

Com esses dados em mãos fica mais fácil saber o quanto as campanhas estão sendo eficazes para o crescimento do negócio. Ajudam, também, a otimizarem o custo das próximas campanhas e tornarem os seus anúncios ainda mais atrativos para os usuários e futuros clientes. 

Uma observação importante é que, se você perceber que o seu custo por clique está alto, é sinal de que você precisa analisar a sua taxa de cliques de perto. Contudo, se o seu CTR está baixo, pode ser um sinal de que os seus criativos não estão atraentes o suficiente para o seu público-alvo.

Leia também: google ads x facebook ads: qual a melhor opção?

Poderíamos continuar a nossa lista após essas cinco principais métricas com outras que também tem o seu papel para uma boa campanha de marketing. Contudo, ao levar essas cinco principais métricas do Facebook Ads em consideração, com certeza o nível dos seus anúncios e resultados vão mudar!

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