Google Ads x Facebook Ads: Qual a Melhor Opção?

Google Ads x Facebook Ads: Como escolher? Essa é uma grande dúvida para quem quer investir em anúncios da maneira certa.

Ambas as plataformas possuem suas vantagens e desvantagens. Podem até ser utilizadas simultaneamente. Quer entender tudo sobre elas?

Até o final deste artigo você vai conhecer por completo as duas ferramentas, entender os benefícios que cada uma oferece e a diferença entre elas.

Google Ads x Facebook Ads: Como escolher?

Para quem está começando a entrar no mundo do marketing digital essa é uma dúvida muito comum, seja um profissional da área ou até mesmo um empresário que deseja colocar anúncios de sua empresa na internet.

É normal que no começo você quebre um pouco a cabeça tentando descobrir qual a melhor plataforma para isso.

Para começar, você sabe por que essa dúvida existe?

Bom, há basicamente três motivos por trás disso: os recursos, a abrangência e os diferentes resultados proporcionados por essas plataformas.

Quer entender mais sobre como esses fatores funcionam em cada ferramenta? Veja a seguir:

Google Ads

Resumindo, o Google Ads é uma plataforma de publicidade que pertence ao maior buscador do mundo.

Por fazer parte do Google, uma empresa tão grande e conhecida, a ferramenta é considerada a maior e mais abrangente que existe.

Para demonstrar isso de forma mais clara, dê uma olhada nos seguintes números:

  • No Google, são mais de 40.000 pesquisas realizadas por segundo;
  • São cerca de 180 bilhões de pesquisas em cada mês;
  • 2.6 bilhões de pesquisas exibem anúncios pagos, mensalmente, com o Google Ads;
  • A plataforma oferece um alcance de 90% de todos os usuários de internet do mundo.

Analisando esses números, não é nem preciso dizer o quanto os resultados podem ser promissores para uma empresa. Aliás, a plataforma permite escolher entre dois tipos de anúncios: Pesquisa e Display.

A primeira opção consiste em um link patrocinado que é exibido no topo das páginas de resultados, e a segunda envolve os parceiros do Google, que disponibilizam banners em seus sites para esses anúncios

Por ser uma das grandiosidades da tecnologia, o Google utiliza muitos recursos de inteligência artificial e do machine learning, o que aumenta cada vez mais a qualidade dos mecanismos de busca.

Desvantagens 

Como nada é perfeito, utilizar o Google Ads tem sim suas desvantagens. Vou citar algumas delas para você ficar atento.

Uma das desvantagens que chamam mais atenção na plataforma é a dificuldade de anunciar um produto quando se é novo na área.

Se você começa a vender um produto ou serviço que grande parte do público não conhece, você não terá acesso ao histórico de pesquisas sobre o assunto. Isso acaba tornando difícil anunciar esse produto, já que você não sabe as informações e palavras-chave que os usuários usam para encontrá-lo.

Outra grande desvantagem está relacionada ao valor das palavras-chave, que pode ser bem elevado caso sejam muito disputadas. Mas isso depende diretamente do seu nicho de negócio.

Caso você não tenha  uma boa estratégia de marketing em mãos, muito provavelmente irá gastar muito e não receber o que esperava.

Leia também: o que é impressão no google ads?

Facebook Ads

O Google e o Facebook são os maiores e mais relevantes de seus segmentos. Enquanto o primeiro recebeu o cargo de maior buscador do mundo, o último é considerado a maior rede social do planeta.

O Facebook é uma plataforma gigante, e investir em anúncios dentro dela pode gerar um bom retorno.

Para entender melhor, que tal analisarmos os números? Veja:

  • No Facebook, são mais de 1.28 bilhão de usuários ativos por mês
  • Além disso, são cerca de 1 trilhão de visualizações por mês 
  • Já o potencial de alcance é de 43.8% de todos os usuários de internet do mundo.

O Facebook Ads, bem como o Google Ads, é uma plataforma de publicidade paga pertencente ao Facebook, a rede social, que também é usada para criar anúncios no Instagram.

A ferramenta oferece diversas vantagens para quem decide anunciar por meio dela.

Uma dessas vantagens, é a possibilidade de segmentar seus anúncios, ou seja, separá-los por cada tipo de público.

Dessa forma, é possível segmentar por: sexo, idade, gênero, localização e preferências.

Essa mesma característica não é tão abrangente no Google Ads, o que diminui as possibilidades de segmentação.

Por isso, com o Facebook Ads, as chances do seu anúncio chegar a quem você quer que chegue são maiores.

Inclusive, a plataforma possui diferentes formas de criação de anúncios, podendo ser gifs, vídeos, fotos e muito mais. Assim, a ferramenta permite que seu anúncio fique mais personalizado e dinâmico, uma grande vantagem, dependendo do seu público.

O Facebook também não precisa de pesquisas para exibir o seu anúncio, já que os usuários podem visualizá-los a qualquer momento.

Desvantagens

Apesar de todas as grandes vantagens, algumas desvantagens também estão presentes no Facebook Ads.

Uma das principais é que o Facebook Ads não garante ao anunciante, que seu anúncio irá impactar clientes que estejam prontos ou com o propósito de realizar tal compra.

Isso claramente é o contrário do que acontece no Google, já que na plataforma o usuário pesquisa sobre o assunto, então, normalmente, já está interessado pelo produto.

Portanto, no Facebook, as chances de você conseguir atingir pessoas dessa área do funil de vendas é bem menor.

E agora, qual escolher?

Google Ads x Facebook Ads: E agora, qual será que você deve escolher?

Durante o artigo, você deve ter percebido que as vantagens e desvantagens de cada plataforma levam a uma conclusão: a escolha depende unicamente de seus objetivos.

Determinar suas metas e objetivos com seus anúncios e seu público-alvo é essencial, antes mesmo de publicar qualquer propaganda.

São informações de muita importância para que você consiga escolher a ferramenta mais adequada para sua marca.

Até porque, enquanto o Google Ads trabalha para melhorar os resultados de vendas da sua empresa, o Facebook Ads se preocupa em consolidar a sua marca e criar um relacionamento mais forte com o público.

Isso significa que as plataformas não competem uma com a outra, mas possuem propósitos diferentes relacionados aos anúncios.

Aliás, podem atuar juntas para te ajudar a obter sucesso, tanto nas vendas quanto na atração de clientes.

Google ads e Facebook: Utilizar as duas plataformas é uma estratégia viável?

O melhor é se preocupar primeiro em conhecer o seu público-alvo, descobrindo onde ele está e como prefere ser abordado. A sua missão é entender as maneiras que fazem mais sentido para ele ser impactado por seus anúncios.

Por isso, é necessário conhecer profundamente toda a jornada de compra do seu público e estudar o funil de vendas da sua empresa.

O Google encontra clientes que já estão mais propensos a se encaixarem na última etapa do funil de vendas, enquanto o Facebook busca os que estão no topo.

Levando isso em consideração, trace seus planos, defina suas metas e utilize quantos canais de publicidade forem necessários.

Vale mesmo a pena investir em mídia paga na internet?

É inegável o fato de que a mídia tradicional ainda ocupa um grande e importante espaço na publicidade.

Quando o assunto é propaganda, as revistas, a tv e o rádio sempre funcionaram e continuam funcionando muito bem.

Mas com o passar do anos, com o aumento de abrangência e acessibilidade da internet e das tecnologias, as empresas que não se incluem nesse mundo, dificilmente conseguem sobreviver nele.

A internet é uma vasta rede de conexão e se apresenta como uma vantagem tanto para as empresas, que vendem e anunciam, quanto para o público, que busca e compra.

Esse complexo da comunicação tornou-se cada vez mais acessível, obrigando os algoritmos dos mecanismos de busca a ficarem cada vez mais exigentes quanto a exibição de anúncios e outros conteúdos.

Esse fato torna a busca orgânica cada vez mais seletiva e, hoje, quem quer ser achado nas plataformas digitais precisa aprimorar suas habilidades em SEO e utilizar a mídia paga.

Por isso, para muitos empresários do mercado atual, tornou-se fundamental investir em mídia paga na internet.

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