O que é Impressão no Google Ads?

Muitos empresários que desejam posicionar melhor as suas empresas na internet através de anúncios possuem dúvidas sobre o que é impressão no Google Ads.

Para começar, posso dizer que está fazendo a coisa certa em tentar entender melhor sobre o assunto. As impressões são métricas de extrema importância para quem quer ter maior relevância dentro da plataforma.

Afinal, o que é impressão no Google Ads? Você vai descobrir neste artigo.

Entenda o que é impressão no Google Ads

Impressão no Google Ads é basicamente a frequência com que seu anúncio é mostrado.

Uma impressão é contabilizada toda vez que seu anúncio é exibido em uma página de resultado de uma pesquisa ou em outro site do Google.

Explicando de forma detalhada o que é e como funciona uma impressão no Google Ads, posso dizer que:

  • Sempre que o seu anúncio aparece em algum site ou página da Rede Google, é contabilizada uma impressão
  • Você verá a abreviatura “Impr” na sua conta dentro da plataforma. Ela mostra o número de impressões que tem o seu anúncio
  • Em alguns casos, é possível que se apresente apenas uma seção do seu anúncio. No Google Maps, por exemplo, pode ser que apenas o nome e a localização da sua empresa ou o nome da empresa e a primeira linha do texto do seu anúncio apareça.

Quando uma empresa decide exibir um anúncio por meio do Google Ads, ela precisa estar ciente de que precisará acompanhar constantemente alguns resultados. Existem métricas muito importantes que precisam de acompanhamento para que se alcance o resultado desejado.

A principal delas é o número de impressões, que revela a quantidade de vezes que o anúncio foi exibido.

Nesse meio, existe ainda a chamada parcela de impressões Google Ads, que determina o desempenho dos anúncios de sua marca em comparação aos de terceiros.

O que é Impressão no Google Ads

O que é uma parcela de impressões na parte superior?

A parcela de impressões na parte superior indica, percentualmente, o número de vezes que o seu anúncio foi exibido na parte superior de uma página da web, isso é, antes da busca orgânica.

A forma como se calcula essa métrica é parecida com a qual a Parcela de Impressões é calculada, ou seja, pega-se a parcela de impressões na parte superior e divide pelo total de impressões qualificadas.

Essa métrica serve, principalmente, para possibilitar uma avaliação do anúncio publicado e determinar o que precisa ser melhorado.

Assim, a marca que está anunciando pode fazer o que for necessário para melhorar a qualidade das publicações e receber uma posição mais agradável para a empresa.

O que é uma parcela de impressões na primeira posição?

Já a parcela de impressões na primeira posição, também chamada de taxa absoluta da parte superior da página, indica, em percentual, se o seu anúncio se destaca nas campanhas de shopping.

Essa porcentagem se calcula da seguinte forma: parcela de impressões absolutas na parte superior sobre o total de impressões qualificadas na parte superior.

Impressões X Cliques

Ainda há pessoas que confundem ou não sabem diferenciar o que são impressões e cliques. Mas, essas duas métricas são muito diferentes e não podem ser confundidas, por isso é necessário entender tudo sobre cada uma delas.

O número de impressões representa a quantidade de vezes que as pessoas visualizaram seu anúncio. Já o número de cliques significa quantas vezes essas pessoas clicaram no anúncio quando viram ele.

Os cliques servem, principalmente, para possibilitar uma análise da funcionalidade da campanha por parte do anunciante. Assim, ele pode saber se o anúncio realmente funcionou da forma como previu.

Esse detalhe, por sua vez, torna possível perceber se o seu dinheiro está sendo investido em propagandas efetivas. 

O Número e a Parcela de Impressões importam? 

Diferente do número de impressões de um anúncio, que mostra a quantidade de vezes que ele foi exibido, uma parcela de impressões representa o número de vezes que a propaganda foi mostrada dividido pelas vezes que ela poderia ter sido exibida.

A parcela e o número de impressão no Google Ads são formas excepcionais de calcular o desempenho de um anúncio. As duas métricas tornam-se essenciais para qualquer empresário que deseja alcançar clientes através das propagandas.

Elas não só te ajudam a perceber a relação do seu anúncio com os dos concorrentes, como facilitam a tomada de decisões.

Leia também: o que significa seo? entenda a importância da técnica

Como melhorar a parcela de impressão Google Ads? 

Analisar as impressões no Google Ads é apenas um dos passos para melhorar o desempenho de seus anúncios na  internet.

Caso você ache que o resultado não é satisfatório, ou que não alcançou a sua meta, você precisará agir para fazer isso mudar.

Quer saber como melhorar o posicionamento da sua marca na internet? Descubra com a lista de passos a seguir:

Aprimore a qualidade do seu anúncio

Uma das melhores formas de melhorar a qualidade de seus anúncios no Google é deixando-o mais relevantes para as palavras-chave. Essa é uma informação muito valiosa, disponibilizada pela própria plataforma.

Além disso, o Google também explica que a melhor forma de fazer isso é adequar a linguagem do anúncio de acordo com os termos de pesquisa dos usuários.

Faça uma análise da segmentação regional

Uma outra maneira de aumentar sua parcela de impressões dentro do Google Ads é diminuir a segmentação regional de seus anúncios. Entenda o porquê!

Quando a segmentação regional é muito grande ou abrangente, o público se torna maior e a quantidade de concorrentes também.

Por isso, diminuindo essa segmentação e tornando o público mais limitado, a concorrência se torna menor e você pode alcançar um resultado melhor.

Mas, você deve fazer isso dentro do que for possível e melhor para a sua marca. É válido ressaltar que limitar o quesito regional causa redução no número de impressões, já que a quantidade de pessoas qualificadas diminui.

Porém, se aumentar a segmentação irá notar um aumento expressivo nas impressões, mas, uma diminuição na parcela.

Se necessário, aumente o orçamento da campanha

De todas já citadas, essa é a maneira mais simples de aumentar o número de exibições dos seus anúncios.

O Google diz que o orçamento é um fator determinante para a frequência que o anúncio é exibido. Por esse motivo, quando o orçamento é mais alto, a parcela de impressões também pode aumentar.

Tome cuidado. Não saia investindo mais dinheiro em seus anúncios se ainda não tem um plano claro e eficiente para isso.

Muitas vezes, uma redistribuição dos investimentos nas propagandas é suficiente para alcançar o resultado desejado. Por isso, foque no que é mais importante para sua marca. 

Instruções para acessar a impressão no Google Ads

Confira um passo a passo de como acessar as impressões no Google Ads e algumas outras informações:

  1. Comece fazendo login na sua conta do Google Ads
  2. Selecione o tópico Campanhas, Grupos de anúncios, Grupos de produtos ou Palavras-chave no Menu de páginas
  3. Clique no ícone de colunas e em Modificar colunas
  4. Clique em Métricas competitivas e adicione colunas de impressões
  5. Clique em Aplicar. Agora, os dados das impressões serão exibidos para você.

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