Impulsionamento de Publicações: 4 passos práticos

Se você ainda não está se beneficiando da ferramenta de impulsionamento de posts do Facebook Ads, vai ficar para trás. 

Tudo bem, você pode argumentar ter um excelente alcance orgânico, mas acredite, sempre é possível melhorar. 

Estamos falando na possibilidade de suas publicações alcançarem milhares de pessoas em poucas horas. E melhor, isso não precisa custar caro, você é quem decide quanto quer investir. Construindo bem o público, seu post pode ser visto por algo entre 1 mil e 3 mil pessoas com apenas 5 reais de investimento diário. 

O impulsionamento é um jeito simples de mostrar uma determinada postagem para um público específico, conquistando mais alcance e mais engajamento para seu perfil ou para o perfil do seu negócio. 

Deixa a gente te ajudar?

Vamos pegar na sua mão agora e te conduzir durante seu primeiro impulsionamento. Preparado? 

1 – Escolha uma publicação

Visite sua linha do tempo e escolha um post com potencial. Você deve estar se perguntando: Como identificar a melhor publicação para impulsionar? 

O segredo é testar organicamente, deixa seus seguidores atuais te ajudarem a avaliar. 

Contudo, tem um detalhe. O post deve produzir resultados para aquilo que se propõe.

Se sua publicação tem como objetivo vendas, analise o número de vendas produzido e não apenas o alcance, se o objetivo é acarretar visitas a seu perfil, veja quantos visitantes ela trouxe e assim por diante.

Escolhida a publicação, basta clicar em “promover”, esse botãozinho azul no canto inferior direito da tela, como mostra a imagem.  

2 – Defina o destino dos usuários 

Vamos entender o que cada opção significa?

Seu Perfil: Quando clicarem no botão em seu anúncio, os usuários serão direcionados para o seu perfil no Facebook ou no Instagram. 

Seu Site: Quando clicarem no botão em seu anúncio, os usuários serão direcionados para o seu site. 

Suas Mensagens Diretas: Quando clicarem no botão em seu anúncio, os usuários serão direcionados para o Messenger no caso do Facebook e para o Direct no Instagram.

 

Como escolher?

Esta é uma etapa muito importante do processo de impulsionamento e tem tudo a ver com seu objetivo em promover uma determinada publicação. 

Geralmente, direcionamos o público para o perfil quando queremos conquistar novos seguidores, divulgar um sorteio ou simplesmente conquistar engajamento. 

Você pode optar por seu site quanto impulsionar um post de venda, uma oferta ou um novo produto lançado, por exemplo. 

As mensagens diretas também são utilizadas para vendas, especialmente se você ainda não tem uma página específica para isso.

3 – Defina seu público

Chegou o momento de definir quem irá ver o seu post. 

As opções mais simples são: 

Pessoas que curtiram sua página

Neste caso, a publicação promovida irá aparecer apenas para pessoas que já seguem a sua página. A ideia deste tipo de impulsionamento é fazer com que um determinado post alcance mais pessoas que já curtem o seu conteúdo. 

Pessoas que curtiram sua página e os amigos delas

Agora ampliamos um pouco mais o seu público, além de seus seguidores, os amigos deles também poderão ver seu post. 

Pessoas na sua área local

A postagem irá aparecer para pessoas que estejam em uma localização definida por você. A ferramenta permite que você escolha uma cidade, uma região ou mesmo locais mais específicos como uma rua, por exemplo. 

Públicos personalizados

Essa é uma excelente opção para quem não tem muito para gastar e deseja gastar dinheiro com algo que realmente valha a pena. 

Aqui você manda nos mínimos detalhes. 

Para começar, defina um nome para o seu público, este nome será visto apenas por você e serve para que você salve esse perfil e possa utilizá-lo em outros impulsionamentos. 

A localização funciona similarmente ao que vimos anteriormente, você escolhe a localização das pessoas para as quais o seu post irá aparecer.

Certamente a seguimentação por interesses é uma das mais fantásticas. Vamos explicá-la por meio de um exemplo. 

Suponhamos que você trabalhe com procedimentos estéticos caros. Veja alguns interesses relevantes: 

  • Estética e Beleza 
  • Autoestima 
  • Bem-estar 
  • Beleza 
  • Produtos de beleza 
  • Cuidados com a pele
  • Rejuvenescimento 

Deu para entender a ideia? Repare que um detalhe do conceito do seu negócio ainda não foi trabalhado: preço. 

Não basta aparecer para pessoas que se interessem pelo que você faz, se você deseja vender (o que no fundo é o objetivo de todos nós), precisa aparecer para pessoas que possivelmente fechem negócio com você. 

Vamos te dar duas dicas poderosas em relação a preço, anota ai: 

  • Bens de luxo 
  • Viagens internacionais 

Duas características que te ajudarão a separar gente que procura coisa barata de pessoas dispostas a gastar mais. 

Apresentamos aqui apenas algumas ideias. O público personalizado permite uma incrível gama de possibilidades. Recomendamos que o crie com bastante carinho e se preciso otimize-o ao longo do tempo. 

4 – Determine o orçamento e o tempo de exibição da publicação impulsionada

Agora estamos a um passo do fim, é hora de definir quanto você quer investir. É claro que o valor investido dirá muito sobre a quantidade de resultados, mas se você fez um trabalho de qualidade em todos os passos anteriores, obterá excelentes resultados mesmo investindo pouco. 

Aqui deverá fazer duas escolhas: 

  • Quanto gastar por dia
  • Por quantos dias impulsionar 

A ferramenta já te mostra o valor total a ser gasto e estima a quantidade de contas alcançadas, sensacional, não é mesmo? 

O cálculo do alcance já leva em conta as demais variáveis como localização e informações sobre público.

Setinha para frente para ver como ficou o seu post impulsionado e pronto, é só esperar a aprovação e logo, os primeiros resultados. Ah, e se precisar de ajuda, pode contar com a gente! Clique aqui para entrar em contato! 

FACEBOOK
TWITTER
WHATSAPP
EMAIL
IMPRIMIR

deixe um comentário

Tópicos