O que significa SEO? Entenda a importância da técnica

Você sabia que atualmente qualquer pessoa que queira ranquear no Google precisa saber o que significa SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que traduzido livremente significa Otimização para Mecanismos de Busca. É uma técnica inovadora que tem se mostrado fundamental para quem quer se posicionar no mundo digital. 

Pensando em sua importância, decidimos explicar para você tudo sobre essa estratégia de otimização. Neste post você vai entender o que significa SEO, como utilizar a técnica e alcançar o topo nas plataformas de pesquisa.

O que significa SEO?

SEO é um conjunto de recursos utilizados para posicionamento de uma página web no buscador em pesquisas orgânicas. 

Complicado de entender? Calma, estamos apenas começando! Quando sair daqui você terá uma noção bem mais clara disso tudo.

Vamos simplificar um pouco mais as coisas para que você se perca no assunto.

As técnicas de SEO podem ser utilizadas em um texto, por exemplo, criando uma leitura mais agradável e amigável para o leitor. Além disso, também podem ser usadas para personalizar e melhorar as URLs, que são os endereços das páginas.

O Google ranqueia os resultados de uma pesquisa de acordo com o que ele acha relevante para o usuário e para essa análise avalia a aplicação dos recursos que compõem o que chamamos de SEO. 

O SEO é a chave para mostrar para o Google que seu conteúdo é realmente relevante.

As estratégias de SEO realmente funcionam?

Sim, por isso estamos explicando detalhadamente o que significa SEO. Queremos mesmo que você possa usar essa técnica para alcançar sucesso dentro dos motores de busca.

Mas, para ser eficiente, o SEO precisa ser estudado constantemente e aplicado de maneira adequada.

Além disso, o método não garante um resultado espontâneo, já que depende de alguns outros fatores. Que tal saber um pouco mais sobre isso? Veja a seguir.

O que são buscas orgânicas?

Ao pesquisar algo no Google, você se depara com uma grande lista de artigos relacionados à palavra-chave – palavra que se refere ao que você procura. – que você usou.

Nessa lista, normalmente os primeiros posts referem-se aos anúncios pagos, o que significa que a empresa investiu financeiramente para alcançar aquela posição.

Porém, os artigos que aparecem logo abaixo desses anúncios são fruto da busca orgânica.

Ou seja, os algoritmos do Google determinaram que esses artigos são os mais relevantes para a palavra-chave utilizada.

Os algoritmos são sequências de regras com a finalidade solucionar problemas. Ou, como descreve o co-fundador da NP Digital e um dos melhores profissionais de marketing da atualidade, Neil Patel, os algoritmos “são passos esquemáticos que realizam uma tarefa”.

E é aí que se encaixa a utilização de SEO. Ele demonstra para os mecanismos de pesquisa que o seu conteúdo apresenta a solução do problema do usuário.

O que são e como funcionam os Mecanismos de Busca?

Para entender sobre SEO, é necessário compreender o funcionamento das ferramentas de pesquisa.

Uma das formas de facilitar a conexão entre pessoas ao redor do mundo foi a criação dos mecanismos de busca. Esses motores digitais vasculham toda a internet, selecionando, organizando e disponibilizando conteúdo de qualidade aos usuários.

Para tanto, utilizam os algoritmos para classificar as páginas melhores e mais relevantes para determinado tema.

Hoje em dia, é impossível falar de motores de busca sem citar o Google, o principal buscador da atualidade. A ferramenta utiliza um robô que encontra os assuntos mais relevantes, e isso é feito em três etapas. São elas:

Etapa de rastreamento

Durante o rastreamento, o Googlebot, o robô da empresa, identifica as novas páginas para enviá-las à lista de resultados da plataforma.

Para isso, os robôs usam os algoritmos para determinar a priorização e a frequência de indexação.

Etapa de indexação

Já nesta etapa, o Googlebot analisa e processa todas as novas páginas, além das alteradas, colocando-as em seu índice.

Além disso, as informações relacionadas ao conteúdo do site, como a data de publicação, título, região, performance, descrição e os dados são indexadas.

Buscas

A terceira etapa consiste na própria busca, o momento em que o usuário pesquisa por uma palavra-chave.

Caso você ainda não tenha entendido, essas buscas não ocorrem na internet em si, mas sim em um índice disponibilizado pelo próprio mecanismo.

Como as atualizações levam um tempo para ocorrer dentro desses motores de busca, é possível encontrar páginas que não existam mais, ou que já tenham passado por alterações.

Se você busca posicionar o seu negócio no Google, não tem como fugir, precisará investir em SEO. Mas, isso não quer dizer necessariamente que precisará se dedicar a aprender a usar a técnica. Deixa com a gente. Enquanto você cuida do seu negócio, nós garantimos que ele alcance os melhores resultados no digital. 

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