Todo mundo já está acostumado com essa profissão diante do mar de informações instantâneas causado pelo advento das redes sociais. Mas o que será que realmente significa ser um influencer digital em 2024? Caso você não saiba, o papel que essas pessoas têm em estratégias de marketing é imprescindível, e até mesmo os menores negócios podem se beneficiar da sua força de divulgação e credibilidade.
É justamente disso que trataremos neste artigo. Continue lendo para desvendar, em detalhes, a atuação desse profissional no âmbito digital, bem como a sua importância para o planejamento de uma parceria lucrativa.
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O que é um influencer digital?
Um influencer digital (influenciador, no bom e velho português) é uma pessoa que possui uma presença significativa nas redes sociais e utiliza essa influência para impactar as decisões e comportamentos de seus seguidores. É, de certa forma, a principal profissão a surgir na era moderna da Internet.
Esses indivíduos geralmente produzem conteúdo sobre tópicos específicos, como moda, beleza, fitness, tecnologia e viagens, estabelecendo-se como especialistas ou figuras respeitadas em suas áreas de interesse. Eles frequentemente colaboram com marcas e empresas para promover produtos ou serviços, baseando-se na confiança e no engajamento de seus seguidores para criar campanhas de publicidade mais autênticas e direcionadas.
Dito isso, você já deve ter uma noção de como os influencers podem oferecer uma parceria extremamente valiosa para o sucesso de um negócio.
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Como esse profissional ganha dinheiro?
Duas palavras: marketing de influência. Ele ganha dinheiro apenas oferecendo um conteúdo relevante para quem o segue – e conseguindo parcerias de outros influencers ou marcas interessadas ao longo do caminho. É um jogo em que ambos os lados saem ganhando.
Esta estratégia também faz marcas e influenciadores colaborarem entre si para alcançar o público de maneira autêntica e engajada. Há tempos se foram as propagandas com celebridades na TV! Aqui, o processo começa com a marca identificando influenciadores que:
- compartilham o mesmo nicho de um negócio;
- possuem seguidores que são potenciais clientes;
- ou estão alinhados com a filosofia da marca.
Evidentemente, a relevância para o público-alvo da marca e a reputação do influenciador são critérios importantíssimos para o sucesso. Nessa parceria, a marca e o influenciador definem objetivos claros, como aumentar a conscientização da marca, gerar leads ou impulsionar vendas, o que ajuda a moldar o tipo de campanha que será realizada.
3 principais etapas do marketing com influencers
Veja abaixo como o restante desse processo se desenrola na prática:
1. Criação da campanha
Logo de cara, a marca e o influenciador trabalham juntos para desenvolver conteúdo – que pode incluir postagens em redes sociais, blogs, vídeos e transmissões ao vivo. Durante esse processo, é fundamental que o influenciador mantenha um tom autêntico, ressoando com seus seguidores para obter melhores resultados. Uma vez pronto, o conteúdo é promovido em plataformas sociais, com hashtags, interações e compartilhamentos para ampliar o alcance.
2. Concordância com as regulamentações
Para cumprir diretrizes éticas e regulatórias, os influenciadores precisam deixar claro quando um post é patrocinado, geralmente usando hashtags como #publi ou #ad. Após a publicação, o influenciador e a marca monitoram os comentários e o engajamento do público, respondendo a perguntas ou preocupações e, assim, fortalecendo o relacionamento com a comunidade que se pretende alcançar.
3. Cálculo dos resultados
Depois disso, as métricas de desempenho – como alcance, engajamento, conversão e retorno sobre o investimento – são avaliadas para medir a eficácia da campanha. A marca e o influenciador, com base nos resultados, então refinam sua estratégia para futuras campanhas, ajustando-a conforme necessário para melhorar os resultados pretendidos.
Conclusão: é hora de colocar a mão na massa!
O marketing com influenciadores é eficaz porque aproveita a confiança que as pessoas têm em suas figuras favoritas, proporcionando às marcas um meio de alcançar seu público-alvo de forma mais pessoal e significativa. Qualquer nicho ou tamanho de negócio pode se beneficiar do marketing com influencers – especialmente quando essa estratégia é complementada com outros recursos poderosos do marketing digital, como captação de leads, tráfego pago, tráfego orgânico (SEO e copywriting) e social media, a qual inclui, além de campanhas individuais pelo Instagram, a comunicação efetiva por WhatsApp e até mesmo e-mail marketing.
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